Atendi, há um tempo atrás, uma senhora que além de obesidade tipo I, apresentava DM e HAS. Era uma paciente resistente às nossas orientações quanto a importância de controlar a alimentação e a influência que o estilo de vida sedentário tem em piorar o prognóstico da sua doença. Ela reclamava de tudo!
Hoje, uma amiga de internato atendeu-a para uma consulta de retorno porque eu ja estava atendendo outra pessoa. Durante o atendimento ela disse pra minha amiga: A outra dra disse que eu não ia emagrecer nunca!
Quem me conhece sabe que eu nuca diria uma frase como essa pra alguém, muito menos para uma paciente! Não lembro ao certo as palavras que usei pra explicar que ela devia perder peso, mas tenho certeza de que essas narradas por ela não foram ditas por mim!
Mas fiquei feliz porque de uma forma ou de outra eu consegui estimulá-la a emagrecer desafiando-a (na interpretação dela) e ela conseguiu perder 4kg em dois meses.... Encontrei com ela nos corredores e ela me contou o feito com orgulho!
MORAL: Cuidado com as informações que os pctes chegam contando de outros médicos pra vc: nem tudo pode ser verdade!!!