Susto 2

Os atendimentos já haviam acabado quando chegou uma pcte de 22 anos para ser atendida por apresentar uma crise asmática. No meio do atendimento, a pcte desmaiou... Perdeu a consciência e começou a apresentar uma crise convulsiva na nossa frente... No posto não havia nenhuma medicação que pudesse ser administrada. A preceptora rapidamente fez o que era possivel e solicitou uma ambulância para levá-la para emergência da cidade. Enquanto aguardávamos a ambulância, ela recobrou a cosnciencia e disse que tomava diazepam e carbamazepina todos os dias. Relatou também que não tinha ainda (às 17h) ingerido nenhum alimento porque não tinha nada pra comer em casa. O marido era alcoolista e gastava tudo o que tinha com bebidas e a batia todos os dias. Eles tem uma filha de 2 anos e, segundo a acompanhante, uma vizinha de 14 a, a mãe já havia tentado matar a filha e às vezes quebrava todos os objetos da casa.

Fui rapidamente providenciar algo para alimentá-la. Ela ja estava quase recuperada quando a ambulancia chegou. Ainda assim, encaminhamos para a urgência para ser feito aerossol, ja que nosso posto está sem inalador. Mas antes administramos salbutamol para reverter o quadro de dispnéia. Um achado do exame físico chamou a atenção: ela não apresentava sibilos na ausculta pulmonar!!!

Tendo isso, levantamos várias hipóteses que podem estar associadas:
  1. Hipoglicemia
  2. Convulsão
  3. Estresse social
  4. Histeria
  5. Psicose
Ah! Ela disse que chamou uma emissora de TV da região para pedir ajuda aos telespectadores para uma criança e uma mulher que passam fome na cidade... Ipobe com a miséria alheia!!!

Outra coisa, chamou-me atenção: a moça que a acompanhava, não se mostrou espantada qud a pcte apresentou a crise convulsiva e mostrou-se muito disposta à ajudá-la inclusive acompanhando-a à emergência. Menina de bondade, caridosa e corajosa que merece seu reconhecimento e a gratidão de uma mulher que n tinha quem olhasse por ela aqui na Terra!

Devemos sempre lembrar de agradecer a Deus por nos ter dado a nossa família, que está sempre conosco para nos apoiar e agradecer por nunca ter passado fome e rezar cada dia para que ninguém no mundo passe por isso!!!

Estou cansada!!! Vou dormir...




Hj ao chegar ao posto, logo depois de estacionar o carro, desviei por um instante minha atenção para desligar o som, quando ouvi alguém bater levemente na janela do carro. Quando olhei novamente para a janela, vi um homem de mais ou menos 30 anos que ameaçou esmurrar a janela do carro num gesto de muita brutalidade. Ao ver a minha atitude de susto, e acreditem foi muito grande o susto, ele desfez a fácies de ira e num segundo tranformou-a numa facies de deboche com um sorriso no rosto e saiu dalí como se tivesse visto a coisa mais engraçada da vida... Fiquei por alguns segundos em estado catatônico!!! Meus companheiros de internato ainda tentaram identificar a pessoa, mas achei melhor não nos envolvermos com gente assim, afinal estaremos naquela área durante muito tempo ainda... Os 30 min seguintes foram de tremores nas mãos e muita agitação!
Pensei: Deve ser psicopata e eu deveria oferecer ajuda!
No fim de tudo, agradeço por ter sido uma brincadeira e por estar a janela fechada naquele momento!!! Acho até uma certa graça agora que tudo está bem!!!


"Não fosse trágico, seria cômico"