Susto 2

Os atendimentos já haviam acabado quando chegou uma pcte de 22 anos para ser atendida por apresentar uma crise asmática. No meio do atendimento, a pcte desmaiou... Perdeu a consciência e começou a apresentar uma crise convulsiva na nossa frente... No posto não havia nenhuma medicação que pudesse ser administrada. A preceptora rapidamente fez o que era possivel e solicitou uma ambulância para levá-la para emergência da cidade. Enquanto aguardávamos a ambulância, ela recobrou a cosnciencia e disse que tomava diazepam e carbamazepina todos os dias. Relatou também que não tinha ainda (às 17h) ingerido nenhum alimento porque não tinha nada pra comer em casa. O marido era alcoolista e gastava tudo o que tinha com bebidas e a batia todos os dias. Eles tem uma filha de 2 anos e, segundo a acompanhante, uma vizinha de 14 a, a mãe já havia tentado matar a filha e às vezes quebrava todos os objetos da casa.

Fui rapidamente providenciar algo para alimentá-la. Ela ja estava quase recuperada quando a ambulancia chegou. Ainda assim, encaminhamos para a urgência para ser feito aerossol, ja que nosso posto está sem inalador. Mas antes administramos salbutamol para reverter o quadro de dispnéia. Um achado do exame físico chamou a atenção: ela não apresentava sibilos na ausculta pulmonar!!!

Tendo isso, levantamos várias hipóteses que podem estar associadas:
  1. Hipoglicemia
  2. Convulsão
  3. Estresse social
  4. Histeria
  5. Psicose
Ah! Ela disse que chamou uma emissora de TV da região para pedir ajuda aos telespectadores para uma criança e uma mulher que passam fome na cidade... Ipobe com a miséria alheia!!!

Outra coisa, chamou-me atenção: a moça que a acompanhava, não se mostrou espantada qud a pcte apresentou a crise convulsiva e mostrou-se muito disposta à ajudá-la inclusive acompanhando-a à emergência. Menina de bondade, caridosa e corajosa que merece seu reconhecimento e a gratidão de uma mulher que n tinha quem olhasse por ela aqui na Terra!

Devemos sempre lembrar de agradecer a Deus por nos ter dado a nossa família, que está sempre conosco para nos apoiar e agradecer por nunca ter passado fome e rezar cada dia para que ninguém no mundo passe por isso!!!

Estou cansada!!! Vou dormir...




Hj ao chegar ao posto, logo depois de estacionar o carro, desviei por um instante minha atenção para desligar o som, quando ouvi alguém bater levemente na janela do carro. Quando olhei novamente para a janela, vi um homem de mais ou menos 30 anos que ameaçou esmurrar a janela do carro num gesto de muita brutalidade. Ao ver a minha atitude de susto, e acreditem foi muito grande o susto, ele desfez a fácies de ira e num segundo tranformou-a numa facies de deboche com um sorriso no rosto e saiu dalí como se tivesse visto a coisa mais engraçada da vida... Fiquei por alguns segundos em estado catatônico!!! Meus companheiros de internato ainda tentaram identificar a pessoa, mas achei melhor não nos envolvermos com gente assim, afinal estaremos naquela área durante muito tempo ainda... Os 30 min seguintes foram de tremores nas mãos e muita agitação!
Pensei: Deve ser psicopata e eu deveria oferecer ajuda!
No fim de tudo, agradeço por ter sido uma brincadeira e por estar a janela fechada naquele momento!!! Acho até uma certa graça agora que tudo está bem!!!


"Não fosse trágico, seria cômico"

Leite Derramado


Acabei de ler "Leite derramado" de Chico Buarque... Recomendo àqueles que admiram e tentam, na medida do possível, humanizar a medicina. Trata-se de um senhor que, antes rico e com privilégios, encontra-se pobre e acamado num leito hospitalar. É um monólogo no qual o personagem principal conta várias histórias de uma longa e interessante vida, mas que não compartilha de ouvidos atentos à elas... É uma oportunidade de nós, profissionais da saúde, por-nos-mo no lugar de quem padece e, de lembrar que todas as pessoas têm histórias e que um pouco de atenção a elas não nos custará nada....

Visita Domiciliar

Hoje é o dia das visitas... Fiz duas visitas hj. Uma foi um retorno à uma paciente idosa de 85 anos. Eu ja tinha ido antes na casa dela e todas com a mesma suspeita: ESCABIOSE! Na visita anterior tratamos com Permetrina 5% loção para ser usado por 3 dias e depois repetir a dose após uma semana e orientei pra lavagem e troca de toda a roupa de dormir (fômites). Bom, mas a queixa de prurido ainda hj permanecia, tanto que agora atingiu o olho, deixando-o bastante edemaciado. Lembrei que em casos de escabiose, os contactantes mesmo assintomáticos devem ser tratados, porém a preceptora achou desnecessário essa conduta. Me orientou a prescrever Ivermectina e loratadina para diminuir o prurido.

A outra visita, era também uma senhora de 94 anos com um déficit auditivo bastante acentuado, o que dificultou muito a anamnese. A cuidadora me alertou para o problema, mas a paciente sempre que eu, gesticulando, perguntava sobre a audição, respondia com a seguinte frase: "Eu estou ouvindo bem! Minhas oiças tão boa todo!" Achei engraçado como ela negava uma doença que incomoda tanto quanto a perda progressiva da audição...


Melhor do dia: Voltamos a ter autorização para prescrição!!!!

Desestimulada....

Parei de postar por um tempo por dois motivos. O primeiro e mais importante deles é a repetição frequente dos casos e dos pacientes, já que agora estou na fase de acompanhamento de dçs crônicas. E o segundo motivo foi o comentário anônimo no meu último post; trata-se de uma crítica que seria bem-vinda se fosse argumentada. Como não foi argumentada, resolvi ignorá-la, mas n apagá-la pelo livre direito de expressão de todos...
Reafirmo que meu objetivo é registrar minhas percepçoes e vivências da vida acadêmica e dividí-los com quem tem interesse... Fico feliz em compartilhar!!!

Assassinato

Hj atendi uma senhora de quarenta e poucos anos para receber receita especial de anticonvulsivante. Ela faz uso de tres anticonvulsivantes e ainda assim apresenta crises. Perguntei pq ela começou a usar essas medicações. Ela respondeu que o marido dela a empurrou da moto qud estavam em movimento. Ela disse que acordou em Fortaleza rodeada de médicos e com a cabeça td raspada pq ela tinha feito uma neurocirurgia. Afirmou que n lembrava do que tinha acontecido, mas seu filho de 5 anos na época explicou o que o pai tinha feito. Ela ficou desde então apresentando crises convulsivas. Relata que foram inúmeras as vezes nas quais perdia a consciencia devido as crises e qud recobrava a consciencia, via seus filhos ao seu redor chorando... E que ia para o trabalho e acordava no hospital. Foi internada várias vezes na UTI. RElatou que passou mt fome com os filhos pq ela estava impossibilitada de trabalhar no pos-operatorio recente (uns 5 meses sem andar) e tinha tres filhos pequenos pra alimentar...
Fiquei mt comovida com a história... Perguntei: E como ele era antes de casar? Ela: Era tão bom que fazia raiva!!! Pensei: Como se há de conhecer alguem que vc está disposto a dividir a sua vida (tristezas e alegrias, vitórias e derrotas)??????

Aquele paciente que é pai de Sandy e Júnior, voltou hj para consulta. Contou a msm história de novo, mas desta vez tinha uma novidade. "Minha nega, eu lembrei de vc. Vc morreu pra ser minha mãe em outra encarnação!" Rsrsrssr!!! achei o máximo isso!!! Depois ele disse q deu toda a inteligencia do mundo pros japoneses depois q os EUA destruiu o Japao na guerra... Adoro atender esse pct!! Ele disse hj que era mt feliz msm tendo essas 'revelações'... Ele é bem animado!!! Ahhh... Perguntei se ele n gostava do CAPS. Ele respondeu q n pq as atividadezinha do caps era mt chatao e deixava ele prequiçoso....