Os atendimentos já haviam acabado quando chegou uma pcte de 22 anos para ser atendida por apresentar uma crise asmática. No meio do atendimento, a pcte desmaiou... Perdeu a consciência e começou a apresentar uma crise convulsiva na nossa frente... No posto não havia nenhuma medicação que pudesse ser administrada. A preceptora rapidamente fez o que era possivel e solicitou uma ambulância para levá-la para emergência da cidade. Enquanto aguardávamos a ambulância, ela recobrou a cosnciencia e disse que tomava diazepam e carbamazepina todos os dias. Relatou também que não tinha ainda (às 17h) ingerido nenhum alimento porque não tinha nada pra comer em casa. O marido era alcoolista e gastava tudo o que tinha com bebidas e a batia todos os dias. Eles tem uma filha de 2 anos e, segundo a acompanhante, uma vizinha de 14 a, a mãe já havia tentado matar a filha e às vezes quebrava todos os objetos da casa.
Fui rapidamente providenciar algo para alimentá-la. Ela ja estava quase recuperada quando a ambulancia chegou. Ainda assim, encaminhamos para a urgência para ser feito aerossol, ja que nosso posto está sem inalador. Mas antes administramos salbutamol para reverter o quadro de dispnéia. Um achado do exame físico chamou a atenção: ela não apresentava sibilos na ausculta pulmonar!!!
Tendo isso, levantamos várias hipóteses que podem estar associadas:
- Hipoglicemia
- Convulsão
- Estresse social
- Histeria
- Psicose
Ah! Ela disse que chamou uma emissora de TV da região para pedir ajuda aos telespectadores para uma criança e uma mulher que passam fome na cidade... Ipobe com a miséria alheia!!!
Outra coisa, chamou-me atenção: a moça que a acompanhava, não se mostrou espantada qud a pcte apresentou a crise convulsiva e mostrou-se muito disposta à ajudá-la inclusive acompanhando-a à emergência. Menina de bondade, caridosa e corajosa que merece seu reconhecimento e a gratidão de uma mulher que n tinha quem olhasse por ela aqui na Terra!
Devemos sempre lembrar de agradecer a Deus por nos ter dado a nossa família, que está sempre conosco para nos apoiar e agradecer por nunca ter passado fome e rezar cada dia para que ninguém no mundo passe por isso!!!
Estou cansada!!! Vou dormir...
1 comentários:
um dia desse precisei de ajuda na rua e a galera n quis ajudar... ficou foi rindo pq o carro deu prego... soh dpois q dissemos q pagariamos apareceu gente!
Postar um comentário