Fui então atender a outra pcte... Era uma senhora de 60 e poucos anos, n lembro ao certo, que apresentava RGE de forte intensidade há tres anos... Compareceu ao posto para mostrar EDA, que, contrariando o esperado, apresentou-se sem lesão da mucosa... Bom pra minha querida pcte!!! Disse pra ela que meu pai tbm apresenta RGE e expliquei pra ela as condutas n-farmacológicas que ele faz pra controlar a dça, tanto que liguei pra ele no meio da consulta, a pedido dela, pra saber onde ele tinha comprado um "pseudocolchão" que é mais elevado na cabeceira.
Enquanto eu aguardava a preceptora retornar, ela disse que teve uma tristeza mt grande esses dias, pois descobriu que seu ex-marido estava morto e havia sido enterrado como indigente... Logo em seguida disse que apesar de td o q ele tinha feito com ela, ele n merecia morrer assim. "Ele me trancava no quarto e me batia. Batia nos meus filhos tbm! Ele so me batia qud bebia, mas bebia td dia! Se tirasse a bebida dele, ele teria sido um bom marido! A gente se separou n foi por causa q ele me batia, pq isso aí n tinha qud ele n bebia... O problema foi que ele fez uma coisa com minha filha mais velha!!! E isso n tem perdão!!!"
Achei inconveniente perguntar o q tinha acontecido, mas confesso que penso num ato condenável e realmente imperdoável!!!
Conclusão: ela aguentaria calada tds as agressoes q ele fizesse contra ela, mas n aguentou uma agressao contra a filha... INSTINTO PROTETOR MATERNO!!!!!
Hj fiz um atendimento a um pcte de 74 anos, mas que aparentava ter no máximo 50. Antes de perguntamos a idade dele, eu perguntai se o homem que estava lá fora era pai dele... Ele achou engraçado e disse que um homem na idade dele n tinha mais pai... É Verdade!!! Foi falha minha, mas serviu pra descontrair o ambiente, afinal quem n gosta de ser elogiado com uma aparência de jovem???
Bom a queixa dele na verdade era nenhuma, a consulta era para acompanhamento de depressão.... Mas, ele queria msm era desabafar e realmente o fez: "Vou dizer logo a vcs, pq vcs são doutores e eu tenho obrigação de n esconder nada!". E começou a falar da vida pessoal dele. Disse que era viúvo há um ano, tinha 11 filhos e há dois meses casou-se com uma jovem de 44 anos, que estava solteira até então. REclamou que a atual esposa era mt bruta, que n tava querendo fazer as obrigações de casados!!! rsrsrs... lá pro meio da anamnese, ele disse: Eu fiz operação da próstata e minha potencia caiu, tem algum remedinho pra isso??? Meu companheiro logo tomou a voz e disse que logo mais falaria mais sobre esse assunto...
O pior de td é que logo depois disso, a preceptora me designoou a um outro atendimento e n vi o desenrolar dessa historia, mas meu amigo, me garantiu que foi mt divertita!!! rsrsrs...
Hoje, entre tantos atendimentos de gestante, uma especialmente me marcou. Ela tinha 17 anos e estava gestante do primeiro filho. Foi acompanhada da mãe, que parece ter reagido mt bem à chegada de um neto. A menina tinha olhos assustados, principalmente pq tive mt dificuldade em localizar o coração do bb com o sonar... Ao final do exame físico, ela disse que aquele tinha sido, de todos, o melhor pré-natal que ela tinha feito. Fiquei mt feliz em ouvi-la!!! Logo em seguida ela completou com a seguinte frase: " Eu queria tanto que vcs fizessem o meu parto. Tenho tanto medo. Queria que vcs tivessem lá..." Eu e meu companheiro de atendimento, ficamos mt lisongeados com o seu desejo!!! E o melhor de td é q realmente existe a possibilidade de que nós façamos, já que nosso proximo rodizio eh justamente GO e a data provável do parto dela é um mês após nossa troca de rodizio...
Ah! Qud perguntei se ja tinha nome, ela disse que se fosse menina era Clarisse, mas se fosse homem o pai deu como primeira opção Abraão e como alternativa ao nome que ela n gostou, ele sugeriu RADASH.... Rsrsrsrs!!! Esse pai é mt é habilidoso... Diante das opções, a pobrezinha da mãe, prefere Abraão!!!
Já faz alguns dias que tenho a oportunidade de atender sozinha um paciente, já que há muitas pessoas na minha turma de faculdade. Estou adorando isso... Eu faço anamnese, exame físico e levanto as hipóteses diagnósticas e deduzo qual será a conduta realizada pela preceptora... Muito bom pra minha formação!
Hj atendi uma cça que n queria colaborar com o exame físico... No início pensei que n tinha msm vocação pra lidar com cças! Mas aos poucos fui conquistando sua confiança. Ela chorava muito e não deixava que eu me aproximasse, como se tivesse medo de médico. Mostrei que n ia doer o exame e ela concordou em me ajudar... Ao final de tudo, disse que iria chamar a preceptora, ele logo começou a chorar... Eu disse: Pq vc ta chorando? Vc n gosta da doudota? Ele respondeu: NÃO!!! rsrsrsrs... Achei mt lindo a sinceridade dele. Ele disse pra mim que n gostava de tomar remédio pq tinha um gosto ruim.
Ele tinha um quadro classico de faringoamigdalite bacteriana e precisava tratar ou com medicação oral ou com uma injeção de benzetacil (mt dolorosa)... A mãe optou pela injeção... Pensei: essa cça nunca mais vai perder o medo de chegar perto de médicos!!!
Durante o período da tarde, os atendimentos são prioritariamente de saúde mental. Hoje ao atender um paciente, deixei-o falar à vontade... Contou que é primo de Roberto Carlos e que Sandy e Junior são filhos dele... Ele que fez a maioria das músicas que eles cantam, as mais famosas , segundo ele. Disse que seu padrinho de crisma é Jesus Cristo e que ja foi São Francisco em outra encarnação... Depois disso, ele olhou pra mim e disse: Minha nega, vc ta gostando dessa conversa??? Respondi que sim e ele prosseguiu... Disse que perdeu a musa inspiradora das músicas dele nessa reincarnação pra um "negão" la da Bahia e proseguiu usando a frase: "Pq aqui na minha mente, ela eh minha alma gêmea. Em outra reincarnação, ela era a minha empregada e eu era Dom. Pedro! Em outra nós eramos um casal de passarinhos, mas ela foi morta por um caçador, que casou-se com ela. Outra vez, o pai dela, Hitler, jogou uma praga contra nós e o judas, meu primo, bateu com um pau na minha cabeça pra eu não fugir com ela."
Em outro momento disse que Obama é filho de um irmão de criação dele lá de São Paulo e que a cor "puxada pro marrom" eh por causa da cunhada dele...
Ele disse: " O mundo da minha mente é real aqui na minha cabeça, mas as outras pessoas não sabem, minha nega!"
Achei mt interessante esse pcte, ele era carente de conversas e me pareceu que a medicação que ele está usando não está bem ajustada... Por um tempo, achei que o papel de Tasso na novela das nove estivesse sendo muito caricaturizado, mas hj tive a chance que de reconhcer o quão bem está sendo dirigido e interpretado esse papel...
Hoje foi um dia especialmente agradável pq tive a presença de alguem mt importante me ajudando nos meus atendimentos ... PUERICULTURA!!! adooooro... Crianças por todos os lados! Foram casos corriqueiros... Farigoamigdalite, IVAS viral, febre entre outras que n me lembro agora!!! Amoxicilina suspenção 1ml/4kg de 8/8 h; Orientação de hidratação; dipirona gotas=peso e paracetamol 1 1/2 gotas por kg foram precritos respectivamente para os diagnósticos supracitados... Mas o que mais me marcou hj foi a consulta de rotina de um bb nascido de parto prematuro. Ele era tão pequeno, tão frágil, a pele ainda coberta de lanugem e milios. Confesso que fiquei com receio de examiná-lo. Pensei em chamar a preceptora para fazer, mas meu namorado me incentivou a iniciá-lo... Foi ótimo! Senti um prazer indescritível em poder examiná-lo. Sempre, desde criança, quis ser pediatra e nos dias de puericultura me sinto a própria!!! rsrsrssrs...
Achei esse vídeo mt interessante... O retrato fiel do que tds nós, estudantes de medicina, passamos.... rsrsrs!!! ADOREIIIIIII!!!!
"Música da Banda Arritmia (Cuiabá - MT) que conta de forma humorada o trajeto desde a entrada até à saída da faculdade de medicina. "
http://www.youtube.com/watch?v=TqT0r_n8VZk
Não tive expediente hj, então fui acompanhar meu namorado no internato da clínica médica. Foi interessante, acompanhei as visitas aos pacientes com a preceptora e depois acompanhei a realização de uma TC da paciente do meu namorado... E vou estudar!!!!
O dia foi longo e exaustivo... Sinto-me verdadeiramente enfadada! Fizemos atendimento de oito pacientes durante o dia com Hipóteses diagnósticas como Hipertensão e "Esporão de calcaneo"... rsrsrs... Fiquei preocupada qud ouvi este termo pois sequer ja tinha um dia na vida ouvido falar... Entao, um assunto a mais para aprender. A tarde foi atendimento dos pacientes psiquiatricos e as hipóteses foram esquisofrenia, SD do panico, fobia social e hiperatividade ( Aulas de psiquiatria devendo serem relembradas!). Ao final da tarde haveria uma discussão sobre aleitamento materno, mas por ter mts atendimentos, resolvemos adiá-la para outro dia mais conveniente. Sai do posto às 17:00 morta de feliz por ter sido liberada um pouco mais cedo!!! rsrs...
Ahhhh... Hj vi uma comunidade no orkut intitulada: Pedala interno!! rsrs... Me identifiquei bastante...
A paciente tem 86 anos, apresentava historia de prurido intenso no corpo inteiro, mas que a enfermeira ja havia prescrito asseptol e que tinha diminuido um pouco o sintoma... Constatei que realmente haviam lesões indicativas de escabiose, porem questionei esse diagnóstico por dois motivos: 1- ngm além dela na casa apresentava quadro semelhante e 2- Melhorou com o uso somente do asseptol. De td forma, achei mais prudente n fazer exame físico, mas meu companheiro insistiu em fazer( ao sair da casa, queixou-se de estar td se coçando.rsrsrs.Achei engraçado, mas sabíamos que este sintoma dele era de cunho psicologico!!!). Ao final da visita, aconselhamos a acompanhante e ressaltamos importancia de limpeza e de cuidado para evitar contágio. A paciente queixou-se de tosse seca e era tabagista desde 18 anos de idade.
Essa foi uma visita mt demorada pq essa senhora empolgou-se em contar os "causos" e as tantas histórias vividas em seus 86 anos. Tanto que a coçeira, ficou de lado... Tinhamos que sempre retornar ao prurido!!!
Acho que isto acontece com tds os idosos que sentem-se sozinhos e que veeem naqueles "doutores tão atenciosos" ouvidos para dizer quantas coisas ja viveram... Esse sentimento de abandono e essa verborreia estão bem relatados no livro que estou lendo agora: Leite derramado de Chico BUarque...
Depois da primeira visita, entramos no carro do posto, acompanhados de nossa preceptora, e seguimos a uma casa, onde seria feito um café-da-manhã de boas vindas... Boas Vindas para nós, internos??? Quanta gentileza, pensei. Nada disso, eram boas vindas para nossa preceptora.... MAs n custa nada entrar no clima e achar que foi pra nós tbm... rsrsrs!!!
Comecei hj meu no posto de outra preceptora. Ao chegar no posto, dividiu-se a equipe de seis integrantes em duplas. Logo em seguida, eu e minha dupla, fomos encarrecados de fazer uma visita domiciliar.Suspeita diagnóstica: tuberculose... Fiquei pseudoapavorada por ter de examinar um pcte com suspeita levantada pela agente de saúde.
Fomos mt bem recebidos pela família do doente ao chegar à casa. O pcte encontrava-se acamado coberto por vários lençois e bastante agasalhado (três camisas de manga comprida). Apresentamo-nos como estudantes e perguntamos qual era a queixa. Relatou que há quatro anos, apresenta quadros periódicos de dispnéia, epistaxe, tosse produtiva acompanhada de rajadas de sangue desencadeada principalmente pelo trabalho (servente de pedreiro). Ao exame físico, apresentou-se apenas com febre de 39ºC e sibilos universais na ausculta pulmonar, TABAGISTA 10 cigarros/dia. Como hipótese diagnóstica, levantamos pneumonia, asma, rinite alérgica e tb.
Conduta:
Loratadina 10mg --- 1 comp a noite
Dipirona 500 mg ---- de 8/8 h
Quando perguntei se o pcte fumava, ele disse: PAREI... Perguntei: há qut tempo? Ele: cinco dias... Achei engraçado a forma que os pctes usam pra esconder a verdade dos médicos. Uma espécie de fuga das eternas e incansáveis recomendaçoes de abandono do cigarro que obviamente, não perdi a oportunidade de reforçá-las.