Esta semana estarei acompanhando os pacientes da enfermaria de clínica da GO, onde são acompanhadas paciente grávidas com qualquer patologia que mereça internação, a mais comum é DHEG ou pré e pós-operatório de cirurgias ginecológicas.
Durante esses dias, fui escalada para o plantão noturno duas vezes. Meu namorado me acompanha durante os plantões para me ajudar na triagem de pacientes. O primeiro foi "tranquilo" e foi um dia histórico na maternidade por não ter surgido nenhum atendimento durante a madrugada. O segundo foi um pouco mais cheio com casos corriqueiros, como falso trabalho de parto, e casos um pouco mais dramáticos, como DHEG ( Doença Hipertensiva exclusiva da Gestação), aborto e um natimorto.
Estou agora num outro serviço.... A ginecologia e obstetrícia:GO. O primeiro dia: tudo novo, serviço novo, função que nunca havíamos feito antes. Ficamos, eu e meus amigos, na enfermaria da obstetrícia, conhecida como alojamento conjunto. O serviço ficou bastante trabalhoso para cada um de nós porque nesta época do ano, forma-se uma turma, então torna-se menos colegas para "tocar o serviço". Além da enfermaria, temos ambulatório de ginecologia no turno da tarde e damos um plantão noturno semanal na sala de parto.
Estive por várias noites acordada estudando para uma prova de final de rodízio. Foram mais de 60 assuntos a serem avaliados em apenas 40 questões tradicionalmente de nível elevadíssimo. Foram momentos de tensão pré-prova intensos até às 19h do dia 3/12/09. O resultado até agora não saiu!!! E agora estou numa tensão pós-prova!!!
Atendi, há um tempo atrás, uma senhora que além de obesidade tipo I, apresentava DM e HAS. Era uma paciente resistente às nossas orientações quanto a importância de controlar a alimentação e a influência que o estilo de vida sedentário tem em piorar o prognóstico da sua doença. Ela reclamava de tudo!
Os atendimentos já haviam acabado quando chegou uma pcte de 22 anos para ser atendida por apresentar uma crise asmática. No meio do atendimento, a pcte desmaiou... Perdeu a consciência e começou a apresentar uma crise convulsiva na nossa frente... No posto não havia nenhuma medicação que pudesse ser administrada. A preceptora rapidamente fez o que era possivel e solicitou uma ambulância para levá-la para emergência da cidade. Enquanto aguardávamos a ambulância, ela recobrou a cosnciencia e disse que tomava diazepam e carbamazepina todos os dias. Relatou também que não tinha ainda (às 17h) ingerido nenhum alimento porque não tinha nada pra comer em casa. O marido era alcoolista e gastava tudo o que tinha com bebidas e a batia todos os dias. Eles tem uma filha de 2 anos e, segundo a acompanhante, uma vizinha de 14 a, a mãe já havia tentado matar a filha e às vezes quebrava todos os objetos da casa.
- Hipoglicemia
- Convulsão
- Estresse social
- Histeria
- Psicose
Acabei de ler "Leite derramado" de Chico Buarque... Recomendo àqueles que admiram e tentam, na medida do possível, humanizar a medicina. Trata-se de um senhor que, antes rico e com privilégios, encontra-se pobre e acamado num leito hospitalar. É um monólogo no qual o personagem principal conta várias histórias de uma longa e interessante vida, mas que não compartilha de ouvidos atentos à elas... É uma oportunidade de nós, profissionais da saúde, por-nos-mo no lugar de quem padece e, de lembrar que todas as pessoas têm histórias e que um pouco de atenção a elas não nos custará nada....
Hoje é o dia das visitas... Fiz duas visitas hj. Uma foi um retorno à uma paciente idosa de 85 anos. Eu ja tinha ido antes na casa dela e todas com a mesma suspeita: ESCABIOSE! Na visita anterior tratamos com Permetrina 5% loção para ser usado por 3 dias e depois repetir a dose após uma semana e orientei pra lavagem e troca de toda a roupa de dormir (fômites). Bom, mas a queixa de prurido ainda hj permanecia, tanto que agora atingiu o olho, deixando-o bastante edemaciado. Lembrei que em casos de escabiose, os contactantes mesmo assintomáticos devem ser tratados, porém a preceptora achou desnecessário essa conduta. Me orientou a prescrever Ivermectina e loratadina para diminuir o prurido.
Parei de postar por um tempo por dois motivos. O primeiro e mais importante deles é a repetição frequente dos casos e dos pacientes, já que agora estou na fase de acompanhamento de dçs crônicas. E o segundo motivo foi o comentário anônimo no meu último post; trata-se de uma crítica que seria bem-vinda se fosse argumentada. Como não foi argumentada, resolvi ignorá-la, mas n apagá-la pelo livre direito de expressão de todos...
Reafirmo que meu objetivo é registrar minhas percepçoes e vivências da vida acadêmica e dividí-los com quem tem interesse... Fico feliz em compartilhar!!!
Hj atendi uma senhora de quarenta e poucos anos para receber receita especial de anticonvulsivante. Ela faz uso de tres anticonvulsivantes e ainda assim apresenta crises. Perguntei pq ela começou a usar essas medicações. Ela respondeu que o marido dela a empurrou da moto qud estavam em movimento. Ela disse que acordou em Fortaleza rodeada de médicos e com a cabeça td raspada pq ela tinha feito uma neurocirurgia. Afirmou que n lembrava do que tinha acontecido, mas seu filho de 5 anos na época explicou o que o pai tinha feito. Ela ficou desde então apresentando crises convulsivas. Relata que foram inúmeras as vezes nas quais perdia a consciencia devido as crises e qud recobrava a consciencia, via seus filhos ao seu redor chorando... E que ia para o trabalho e acordava no hospital. Foi internada várias vezes na UTI. RElatou que passou mt fome com os filhos pq ela estava impossibilitada de trabalhar no pos-operatorio recente (uns 5 meses sem andar) e tinha tres filhos pequenos pra alimentar...
Fiquei mt comovida com a história... Perguntei: E como ele era antes de casar? Ela: Era tão bom que fazia raiva!!! Pensei: Como se há de conhecer alguem que vc está disposto a dividir a sua vida (tristezas e alegrias, vitórias e derrotas)??????
Aquele paciente que é pai de Sandy e Júnior, voltou hj para consulta. Contou a msm história de novo, mas desta vez tinha uma novidade. "Minha nega, eu lembrei de vc. Vc morreu pra ser minha mãe em outra encarnação!" Rsrsrssr!!! achei o máximo isso!!! Depois ele disse q deu toda a inteligencia do mundo pros japoneses depois q os EUA destruiu o Japao na guerra... Adoro atender esse pct!! Ele disse hj que era mt feliz msm tendo essas 'revelações'... Ele é bem animado!!! Ahhh... Perguntei se ele n gostava do CAPS. Ele respondeu q n pq as atividadezinha do caps era mt chatao e deixava ele prequiçoso....
Fui então atender a outra pcte... Era uma senhora de 60 e poucos anos, n lembro ao certo, que apresentava RGE de forte intensidade há tres anos... Compareceu ao posto para mostrar EDA, que, contrariando o esperado, apresentou-se sem lesão da mucosa... Bom pra minha querida pcte!!! Disse pra ela que meu pai tbm apresenta RGE e expliquei pra ela as condutas n-farmacológicas que ele faz pra controlar a dça, tanto que liguei pra ele no meio da consulta, a pedido dela, pra saber onde ele tinha comprado um "pseudocolchão" que é mais elevado na cabeceira.
Enquanto eu aguardava a preceptora retornar, ela disse que teve uma tristeza mt grande esses dias, pois descobriu que seu ex-marido estava morto e havia sido enterrado como indigente... Logo em seguida disse que apesar de td o q ele tinha feito com ela, ele n merecia morrer assim. "Ele me trancava no quarto e me batia. Batia nos meus filhos tbm! Ele so me batia qud bebia, mas bebia td dia! Se tirasse a bebida dele, ele teria sido um bom marido! A gente se separou n foi por causa q ele me batia, pq isso aí n tinha qud ele n bebia... O problema foi que ele fez uma coisa com minha filha mais velha!!! E isso n tem perdão!!!"
Achei inconveniente perguntar o q tinha acontecido, mas confesso que penso num ato condenável e realmente imperdoável!!!
Conclusão: ela aguentaria calada tds as agressoes q ele fizesse contra ela, mas n aguentou uma agressao contra a filha... INSTINTO PROTETOR MATERNO!!!!!
Hj fiz um atendimento a um pcte de 74 anos, mas que aparentava ter no máximo 50. Antes de perguntamos a idade dele, eu perguntai se o homem que estava lá fora era pai dele... Ele achou engraçado e disse que um homem na idade dele n tinha mais pai... É Verdade!!! Foi falha minha, mas serviu pra descontrair o ambiente, afinal quem n gosta de ser elogiado com uma aparência de jovem???
Bom a queixa dele na verdade era nenhuma, a consulta era para acompanhamento de depressão.... Mas, ele queria msm era desabafar e realmente o fez: "Vou dizer logo a vcs, pq vcs são doutores e eu tenho obrigação de n esconder nada!". E começou a falar da vida pessoal dele. Disse que era viúvo há um ano, tinha 11 filhos e há dois meses casou-se com uma jovem de 44 anos, que estava solteira até então. REclamou que a atual esposa era mt bruta, que n tava querendo fazer as obrigações de casados!!! rsrsrs... lá pro meio da anamnese, ele disse: Eu fiz operação da próstata e minha potencia caiu, tem algum remedinho pra isso??? Meu companheiro logo tomou a voz e disse que logo mais falaria mais sobre esse assunto...
O pior de td é que logo depois disso, a preceptora me designoou a um outro atendimento e n vi o desenrolar dessa historia, mas meu amigo, me garantiu que foi mt divertita!!! rsrsrs...
Hoje, entre tantos atendimentos de gestante, uma especialmente me marcou. Ela tinha 17 anos e estava gestante do primeiro filho. Foi acompanhada da mãe, que parece ter reagido mt bem à chegada de um neto. A menina tinha olhos assustados, principalmente pq tive mt dificuldade em localizar o coração do bb com o sonar... Ao final do exame físico, ela disse que aquele tinha sido, de todos, o melhor pré-natal que ela tinha feito. Fiquei mt feliz em ouvi-la!!! Logo em seguida ela completou com a seguinte frase: " Eu queria tanto que vcs fizessem o meu parto. Tenho tanto medo. Queria que vcs tivessem lá..." Eu e meu companheiro de atendimento, ficamos mt lisongeados com o seu desejo!!! E o melhor de td é q realmente existe a possibilidade de que nós façamos, já que nosso proximo rodizio eh justamente GO e a data provável do parto dela é um mês após nossa troca de rodizio...
Ah! Qud perguntei se ja tinha nome, ela disse que se fosse menina era Clarisse, mas se fosse homem o pai deu como primeira opção Abraão e como alternativa ao nome que ela n gostou, ele sugeriu RADASH.... Rsrsrsrs!!! Esse pai é mt é habilidoso... Diante das opções, a pobrezinha da mãe, prefere Abraão!!!
Já faz alguns dias que tenho a oportunidade de atender sozinha um paciente, já que há muitas pessoas na minha turma de faculdade. Estou adorando isso... Eu faço anamnese, exame físico e levanto as hipóteses diagnósticas e deduzo qual será a conduta realizada pela preceptora... Muito bom pra minha formação!
Hj atendi uma cça que n queria colaborar com o exame físico... No início pensei que n tinha msm vocação pra lidar com cças! Mas aos poucos fui conquistando sua confiança. Ela chorava muito e não deixava que eu me aproximasse, como se tivesse medo de médico. Mostrei que n ia doer o exame e ela concordou em me ajudar... Ao final de tudo, disse que iria chamar a preceptora, ele logo começou a chorar... Eu disse: Pq vc ta chorando? Vc n gosta da doudota? Ele respondeu: NÃO!!! rsrsrsrs... Achei mt lindo a sinceridade dele. Ele disse pra mim que n gostava de tomar remédio pq tinha um gosto ruim.
Ele tinha um quadro classico de faringoamigdalite bacteriana e precisava tratar ou com medicação oral ou com uma injeção de benzetacil (mt dolorosa)... A mãe optou pela injeção... Pensei: essa cça nunca mais vai perder o medo de chegar perto de médicos!!!
Durante o período da tarde, os atendimentos são prioritariamente de saúde mental. Hoje ao atender um paciente, deixei-o falar à vontade... Contou que é primo de Roberto Carlos e que Sandy e Junior são filhos dele... Ele que fez a maioria das músicas que eles cantam, as mais famosas , segundo ele. Disse que seu padrinho de crisma é Jesus Cristo e que ja foi São Francisco em outra encarnação... Depois disso, ele olhou pra mim e disse: Minha nega, vc ta gostando dessa conversa??? Respondi que sim e ele prosseguiu... Disse que perdeu a musa inspiradora das músicas dele nessa reincarnação pra um "negão" la da Bahia e proseguiu usando a frase: "Pq aqui na minha mente, ela eh minha alma gêmea. Em outra reincarnação, ela era a minha empregada e eu era Dom. Pedro! Em outra nós eramos um casal de passarinhos, mas ela foi morta por um caçador, que casou-se com ela. Outra vez, o pai dela, Hitler, jogou uma praga contra nós e o judas, meu primo, bateu com um pau na minha cabeça pra eu não fugir com ela."
Em outro momento disse que Obama é filho de um irmão de criação dele lá de São Paulo e que a cor "puxada pro marrom" eh por causa da cunhada dele...
Ele disse: " O mundo da minha mente é real aqui na minha cabeça, mas as outras pessoas não sabem, minha nega!"
Achei mt interessante esse pcte, ele era carente de conversas e me pareceu que a medicação que ele está usando não está bem ajustada... Por um tempo, achei que o papel de Tasso na novela das nove estivesse sendo muito caricaturizado, mas hj tive a chance que de reconhcer o quão bem está sendo dirigido e interpretado esse papel...
Hoje foi um dia especialmente agradável pq tive a presença de alguem mt importante me ajudando nos meus atendimentos ... PUERICULTURA!!! adooooro... Crianças por todos os lados! Foram casos corriqueiros... Farigoamigdalite, IVAS viral, febre entre outras que n me lembro agora!!! Amoxicilina suspenção 1ml/4kg de 8/8 h; Orientação de hidratação; dipirona gotas=peso e paracetamol 1 1/2 gotas por kg foram precritos respectivamente para os diagnósticos supracitados... Mas o que mais me marcou hj foi a consulta de rotina de um bb nascido de parto prematuro. Ele era tão pequeno, tão frágil, a pele ainda coberta de lanugem e milios. Confesso que fiquei com receio de examiná-lo. Pensei em chamar a preceptora para fazer, mas meu namorado me incentivou a iniciá-lo... Foi ótimo! Senti um prazer indescritível em poder examiná-lo. Sempre, desde criança, quis ser pediatra e nos dias de puericultura me sinto a própria!!! rsrsrssrs...
Achei esse vídeo mt interessante... O retrato fiel do que tds nós, estudantes de medicina, passamos.... rsrsrs!!! ADOREIIIIIII!!!!
"Música da Banda Arritmia (Cuiabá - MT) que conta de forma humorada o trajeto desde a entrada até à saída da faculdade de medicina. "
http://www.youtube.com/watch?v=TqT0r_n8VZk
Não tive expediente hj, então fui acompanhar meu namorado no internato da clínica médica. Foi interessante, acompanhei as visitas aos pacientes com a preceptora e depois acompanhei a realização de uma TC da paciente do meu namorado... E vou estudar!!!!
O dia foi longo e exaustivo... Sinto-me verdadeiramente enfadada! Fizemos atendimento de oito pacientes durante o dia com Hipóteses diagnósticas como Hipertensão e "Esporão de calcaneo"... rsrsrs... Fiquei preocupada qud ouvi este termo pois sequer ja tinha um dia na vida ouvido falar... Entao, um assunto a mais para aprender. A tarde foi atendimento dos pacientes psiquiatricos e as hipóteses foram esquisofrenia, SD do panico, fobia social e hiperatividade ( Aulas de psiquiatria devendo serem relembradas!). Ao final da tarde haveria uma discussão sobre aleitamento materno, mas por ter mts atendimentos, resolvemos adiá-la para outro dia mais conveniente. Sai do posto às 17:00 morta de feliz por ter sido liberada um pouco mais cedo!!! rsrs...
Ahhhh... Hj vi uma comunidade no orkut intitulada: Pedala interno!! rsrs... Me identifiquei bastante...
A paciente tem 86 anos, apresentava historia de prurido intenso no corpo inteiro, mas que a enfermeira ja havia prescrito asseptol e que tinha diminuido um pouco o sintoma... Constatei que realmente haviam lesões indicativas de escabiose, porem questionei esse diagnóstico por dois motivos: 1- ngm além dela na casa apresentava quadro semelhante e 2- Melhorou com o uso somente do asseptol. De td forma, achei mais prudente n fazer exame físico, mas meu companheiro insistiu em fazer( ao sair da casa, queixou-se de estar td se coçando.rsrsrs.Achei engraçado, mas sabíamos que este sintoma dele era de cunho psicologico!!!). Ao final da visita, aconselhamos a acompanhante e ressaltamos importancia de limpeza e de cuidado para evitar contágio. A paciente queixou-se de tosse seca e era tabagista desde 18 anos de idade.
Essa foi uma visita mt demorada pq essa senhora empolgou-se em contar os "causos" e as tantas histórias vividas em seus 86 anos. Tanto que a coçeira, ficou de lado... Tinhamos que sempre retornar ao prurido!!!
Acho que isto acontece com tds os idosos que sentem-se sozinhos e que veeem naqueles "doutores tão atenciosos" ouvidos para dizer quantas coisas ja viveram... Esse sentimento de abandono e essa verborreia estão bem relatados no livro que estou lendo agora: Leite derramado de Chico BUarque...
Depois da primeira visita, entramos no carro do posto, acompanhados de nossa preceptora, e seguimos a uma casa, onde seria feito um café-da-manhã de boas vindas... Boas Vindas para nós, internos??? Quanta gentileza, pensei. Nada disso, eram boas vindas para nossa preceptora.... MAs n custa nada entrar no clima e achar que foi pra nós tbm... rsrsrs!!!
Comecei hj meu no posto de outra preceptora. Ao chegar no posto, dividiu-se a equipe de seis integrantes em duplas. Logo em seguida, eu e minha dupla, fomos encarrecados de fazer uma visita domiciliar.Suspeita diagnóstica: tuberculose... Fiquei pseudoapavorada por ter de examinar um pcte com suspeita levantada pela agente de saúde.
Fomos mt bem recebidos pela família do doente ao chegar à casa. O pcte encontrava-se acamado coberto por vários lençois e bastante agasalhado (três camisas de manga comprida). Apresentamo-nos como estudantes e perguntamos qual era a queixa. Relatou que há quatro anos, apresenta quadros periódicos de dispnéia, epistaxe, tosse produtiva acompanhada de rajadas de sangue desencadeada principalmente pelo trabalho (servente de pedreiro). Ao exame físico, apresentou-se apenas com febre de 39ºC e sibilos universais na ausculta pulmonar, TABAGISTA 10 cigarros/dia. Como hipótese diagnóstica, levantamos pneumonia, asma, rinite alérgica e tb.
Conduta:
Loratadina 10mg --- 1 comp a noite
Dipirona 500 mg ---- de 8/8 h
Quando perguntei se o pcte fumava, ele disse: PAREI... Perguntei: há qut tempo? Ele: cinco dias... Achei engraçado a forma que os pctes usam pra esconder a verdade dos médicos. Uma espécie de fuga das eternas e incansáveis recomendaçoes de abandono do cigarro que obviamente, não perdi a oportunidade de reforçá-las.
...Há cerca de duas semanas que iniciou-se uma nova fase da minha graduação em medicina: o internato, época em que nos dedicamos às atividades práticas prioritariamente. É a hora que temos que aplicar td o nosso conteúdo teórico na prática clínica. Período esperado com muita expectativa durante os quatro anos de faculdade regular. Enfim, agora estou vivenciando-o e este espaço é para dividí-lo com vcs!!!